Entendendo as especificações do seu Smartphone

terça-feira, 17 de janeiro de 2017


Olá, tudo bem?
Sabe aquela duvida que surge na hora de comprar o celular novo? São varias configurações diferentes, coisas que muitas vezes nós nem sabemos para que serve, e no fim acabamos comprando gato por lebre. Bem, senta ai que eu foi te explicar de um jeito fácil o que são essas especificações para você nunca mais ter duvida na hora de escolher o novo celular.

Dual Chip: Por mais simples que isso pareça tem gente que não sabe o que é. Quando o celular é Dual Chip isso significa que ele aceita 2 chips de operadoras diferentes no mesmo telefone e, na hora de telefonar ou mandar mensagem de texto você escolhe qual chip vai usar.

Memória Interna: É a memória do celular onde vai ficar salvo suas fotos, aplicativos, musicas, videos, etc. Nos celulares mais novos é comum encontrar a partir de 8GB. Porém você tem que saber que o sistema operacional do celular (Android, iOS, Windows), ocupa espaço nessa memoria, então se você comprar um celular com 8GB vai vim disponível para você 5GB, porque o resto está sendo usado pelo sistema operacional.

Memória RAM: Sempre que você abre um aplicativo ele fica rodando na memória RAM. Cada aplicativo exige uma certa quantidade de memoria para poder funcionar. Ela é menor que a memória interna, podendo ser acima de 2GB nos celulares mais novos, ou inferior a isso em aparelhos mais antigos ou de baixo custo. Os aplicativos que mais utilizam a memória RAM serão os jogos então, se você gosta de jogar bastante no seu celular, este é uma coisa para prestar atenção. Fora os jogos, os aplicativos de redes sociais também estão no topo da lista. Eles não precisam de tanta memória quanto os jogos mas precisam ficar rodando no fundo para te dar as notificações.

Cartão de Memória: Sempre procure saber se o celular possuí entrada para cartão de memória, em anúncios online isso costuma vir escrito "Expansivo até MicroSD 32GB" ou "Expansivo até MicroSD 16GB" ou algo parecido. Isso significa que você pode usar o cartão de memória e aumentar a memoria interna do seu smartphone. Salvando fotos, musicas e videos no cartão irá ajudar a liberar mais espaço para você instalar os seus aplicativos pois, na maioria das vezes, os aparelhos não permitem a instalação destes no cartão.


Versão do Android: Quando você vai escolher um celular ele te diz qual a versão do Android que está instalada no smartphone. Porque é importante você saber isso? O Android é o sistema operacional do telefone e já está na versão 7.0 e, a cada versão nova o sistema trás melhorias que por sua vez são aproveitadas pelos desenvolvedores dos aplicativos. A versão 4.0 não vai ter tudo que a versão 7.0, então nem todos os aplicativos que funcionam na 7.0 vão funcionar na 4.0. Mas eu preciso comprar o celular sempre com a ultima versão? Não. Mas fique sempre atento a qual é a ultima versão do android e escolha um modelo que não esteja muito longe dela, porque assim a chance do seu smartphone atualizar para as novas é maior.

Câmera Traseira/Frontal: 13MP, 8MP, 5MP, as opções são muitas, mas o que você tem que saber é que as fotos são compostas de pontinhos, e cada pontinho é um pixel, então quanto mais pixels maior vai ser a resolução da sua foto. Esse infelizmente não é o único fator que indica se a câmera é boa ou não. O material da lente, flash, zoom, ISO entre outros recursos também são importantes, então se você tira muitas fotos o ideal é que você procure reviews sobre a câmera do smartphone escolhido. 

Em anúncios online é bem fácil identificar a maioria desses itens logo sem precisar ir nas informações técnicas. A memória que vem nesses anúncios é a interna. Se por acaso tiver informação sobre mais de uma memória, a memória interna vai ser sempre a maior, e a outra vai ser a RAM. Lembrando que você vai identificar a memoria pela sigla GB.

Smartphone Asus Zenfone 3 Max Dual Chip Android 6 Tela 5.2" 16GB 4G Câmera 13MP

Smartphone Samsung Galaxy A3 2016 16GB Rosê - Dual Chip 4G Câm. 13MP + Selfie 5MP Tela 4.7" HD

Smartphone LG X Power Dual Chip Android 6.0 Tela 5.3" 16GB 4G Câmera 13MP

Agora que você já sabe identificar os principais recursos de um celular e pra que cada um serve, você pode analisar do que você precisa e comprar um celular que vai se encaixar nas suas necessidades. Ficou faltando alguma coisa? Ainda tem alguma duvida? Deixa aqui nos comentários que eu te ajudo.

Até a próxima.
Um beijo e um queijo :*


Você pode gostar também

0 comentários

Facebook