6 Dicas para se dar bem na faculdade

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017


Olá pessoinhas, tudo bem?
Para a maioria de vocês as aulas já devem ter começado, e quem está começando a faculdade agora com certeza vai notar uma grande diferença. Além de mais liberdade você vai precisar ter muito mais responsabilidade com seus estudos, e, para que vocês não fiquem muito perdidos, eu separei algumas dicas.

1. Não acumule matéria
Parece besteira falar isso mas estar sempre com tudo em dia é essencial, principalmente para que vai estudar e trabalhar. O seu tempo para estudo vai ser muito pouco e, se você tiver matéria acumulada, vai precisar gastar esse pouco tempo buscando entender matérias antigas ao invés de focar na matéria nova.

2. Fique atento a datas
Não se engane, um semestre passa mais rápido do que você imagina, principalmente quando você ainda está acostumado com um ano inteiro para aprender a matéria. Em menos de 2 meses de aula você já vai ter exercícios avaliativos, trabalhos e vai saber a data das suas provas finais. Então anote tudo e fique atento para sempre poder estudar com antecedência.

3. Faça todos os exercícios que forem pedidos
Mesmo que esses exercícios não contem ponto na nota final. Além de ser uma boa maneira de estudar e fixar a matéria, muitas vezes esses exercícios acabam caindo em provas. Eu sou de exatas e muitas vezes já fiz o mesmo exercício apenas com alguns valores trocados na conta ou no problema. E se isso acontecer e você já tiver feito não vai precisar se desesperar.

4. Anote tudo
As aulas da faculdade costumam ser mais dinâmicas, então poucas vezes vocês vão ver o quadro cheio de coisa para copiar. Sendo assim anote TUDO que o professor falar, qualquer observação que for um pouco relevante já merece uma anotação. Nossa memória não igual de computador então confie em mim, se você não anotar vai esquecer na hora da prova.

5. Organize os seus horários
Quando você começar a faculdade vai perceber que a matéria é passada para os alunos muito mais rápido isso porque você vai ter menos de 6 meses. Então é comum ter varias provas e trabalhos na mesma semana e você vai precisar se organizar com calma para conseguir terminar tudo nos prazos corretos.

6. Não se desespere
Na minha opinião esse é o tópico mais importante de todos. Não entre em panico se você não gostou do curso que começou, nos primeiros semestres as matérias não permitem que você visualize tudo o que verá no curso, e se mesmo depois de um tempo você quiser mudar não tem problema nenhum, lembre-se que você está de certa forma escolhendo o que vai fazer pelo resto da sua vida. Então tudo bem em trocar de curso, o importante e você ser feliz e gostar do que escolheu fazer. E não tem nada de errado em repetir matéria, você não é burro e nem pior que alguém por isso, OK? É melhor você rever o conteúdo e realmente aprender do que passar sem saber nada, porque sim, você vai usar isso na sua profissão. 

Espero que as dicas sejam uteis e eu desejo um bom incio de aula a todos. Se gostou não esqueça de curtir a pagina do face para não perder nenhum post, só clicar aqui.

Até a próxima.
Um beijo e um queijo :*



Você pode gostar também

3 comentários

  1. ótimo post! são dicas que eu já sigo e super me ajudam na faculdade :)
    beijinhos e sucesso!!
    http://www.barbarameyer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, também sigo todo para não me perder durante o semestre :)

      Excluir
  2. As dicas estão super maneiras! Acredito que todos os estudantes (não só facul) precisam praticar isso.
    Um beijo e sucesso.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir

Facebook