Livro Impresso vs Ebook

terça-feira, 24 de janeiro de 2017


Olá pessoas, tudo ok?
Bem hoje eu venho aqui para fazer uma coisa que eu nunca imaginei fazer na minha vida: Defender os Ebooks. Mas vamos com calma e começar do inicio.

Eu sempre fui apaixonada por livros, apesar de não ler tanto quanto gostaria, então a primeira coisa que fiz quando comecei a estagiar foi comprar livros. Entrava em vários sites todos os dias para acompanhar os preços e ficar atenta se os livros que eu queria entravam em promoção. A Black Friday sempre foi a minha alegria, principalmente por colocarem coleções inteiras na promoção. E como se isso não bastasse no penúltimo natal (2015) eu pedi livros em TODOS os amigos ocultos que eu participei.

Só que aconteceu o seguinte, eu trabalho em horário integral agora e saio direto para a faculdade, então não tenho tempo para ler em casa mais. Você pode até estar pensando: "A mas você poderia estar levando os livros com você". Eu já tentei fazer isso, mas infelizmente não consigo ler em ônibus, vans, metros e derivados. Também tem o pequeno detalhe de minha bolsa ser pesada então eu estava carregando mais peso sem nem saber se no dia eu teria como ler. Consequência: estou cheia de livros que eu ainda não li parados em casa.

Eu sempre achei que livros tinham que ser impressos, que livro digital não era a mesma coisa, que eu tinha que ter uma estante cheia, e esse meu pensamento fez com que cada vez eu conseguisse ler menos. Então no ultimo ano eu comecei a pensar, porque não tentar? Livro não é papel, livro é conteúdo. Independente de estar impresso ou não o conteúdo vai ser o mesmo e se eu quero ler não vai fazer diferença. 

Como eu já tinha um tablet eu pensei em usar ele para ler, só que ele é grande e fica desajeitado para segurar, o ideal e mexer com ele em cima de alguma superfície. Além disso, o brilho começou a me incomodar e no fim desisti dele. Resolvi tentar com o celular, menor, está sempre comigo, só que eu também tive problema com o brilho, mas o que me fez desistir dele foi o fato de ter varias notificações. Você está lendo e chega uma mensagem, ai você para de ler para poder ver a mensagem, ai se irrita e desliga a internet para não ser incomodado, e quando liga de novo a aula foi cancelada, você não ficou sabendo e já está a caminho da faculdade.

A única coisa que me restava era o Kindle. No fim do ano eu ganhei um no natal e pronto. No começo eu cheguei a pensar que não fosse gostar, mas eu me surpreendi. Eu sabia que a tela dos eReaders era diferente, sem reflexo, sem luz, só que não achava que fosse fazer tanta diferença na leitura. Posso ficar horas lendo que não me incomoda em nada.

Uma das grandes vantagens de ler eBook é que você pode carregar vários com você sem se preocupar com peso, além de que eles são mais baratos que os livros físicos, podendo sair até pela metade do preço fazendo com que você faça uma economia bem grande. 

E apesar de parecer algo clichê de se falar, nós temos que pensar no impacto ambiental. Eu amo livros impressos mas eu também amo a natureza e sou a favor da redução do uso de papel para muitas coisas. Não estou dizendo que devemos abolir todos os livros impressos, mas eu vejo que quanto menos papel eu usar estarei fazendo bem para o meio ambiente.

Os eBooks são muito mais fáceis de serem armazenados. Vamos pensar assim, imagina se todos os livros históricos fossem digitais, sei que parece loucura mas só imagina. Seria muito mais fácil preservar os livros, não precisaria se preocupar com traças, poeira, incêndios. Com todo o conteúdo na nuvem a garantia de que isso não se perderia é muito maior.

Então se você pensar como eu pensava, que não há nada como livro impresso, tente rever um pouco isso com carinho. Eu amo todos os meus livros impressos e pretendo montar uma estante bem linda só para eles, porém comprar livros impressos agora só os que eu realmente for super fã.

Sei que nem sempre a tecnologia é algo bom, mas dessa vez ela pode ajudar muito. Você lê eBooks? Abriria mão de comprar seus livros impressos? Deixa sua opinião aqui em baixo nos comentários.

Até a próxima
Um beijo e um queijo :*


Você pode gostar também

0 comentários

Facebook